segunda-feira, 20 de junho de 2016

Tanque de Siloé (João 9.1-41)




Era um reservatório que recebia suas águas por um canal subterrâneo. Cerca de 100 metros de rocha separavam o Tanque de Siloé da Fonte de Gion, que abastecia Jerusalém com suas águas (2 Crônicas 32.30), quando transbordava a Fonte, as águas abasteciam o Tanque de Siloé.
Siloé significa ‘enviado’ – Esse nome foi dado devido à forma que ele era abastecido, podemos aplicar esse nome à Pessoa de Cristo, que por mais de 40 vezes no Evangelho de João Jesus é referido como aquele que foi enviado da parte de Deus.
Assim como o Tanque de Siloé recebia suas águas da Fonte de Gion através de um canal vindo da direção do Templo; também Deus ao enviar Jesus do Templo Celestial, fornece aos homens águas curativas, que curam o corpo e a alma, nos livrando da cegueira espiritual.

Desse Tanque também eram tiradas as porções de água necessária para a Festa dos Tabernáculos, um solene festejo saía a cada manhã durante os dias de festa, levando água para o Templo, suprindo assim com a água necessária para as cerimônias de libação e outras oferendas – essa água é símbolo do Espírito Santo e a vida que Ele transmite.
Siloé simboliza a Graça divina (Isaías 8.6), porém, apenas um símbolo pois, na Pessoa de Jesus, nos foi concedida uma fonte de salvação muito mais excelente, mais elevada e muito mais poderosa, que graciosamente e verdadeiramente atrai a muitos e Nele recuperamos não só a visão física mas principalmente a espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário