quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Curiosidade sobre o livro de Ester




O livro de Ester na Bíblia inglesa aparece ao lado de Esdras-Neemias e como livro histórico, porém, na Bíblia hebraica é um dos cinco livros de curta duração (chamado Meguilá) que aparecem nas escrituras Bíblicas.
Nos tempos primitivos a canonicidade deste livro foi questionada, pois, não aparece em seu conteúdo o nome de Deus e por isso não poderia ser considerado Escritura Sagrada.
Nos Manuscritos do Mar Morto não foram encontrados não foi encontrada uma cópia do livro de Ester, porém, isso não significa necessariamente que a comunidade de Quman (Sítio arqueológico localizado na Cisjordânia, a noroeste do Mar Morto onde foram os Manuscritos do Mar Morto) não o considerasse como canônico.
Embora o livro não mencione diretamente o nome de Deus, seria impossível lê-lo sem sentir a providência de Deus operando, na forma de livrar o seu povo do perigo e possibilidade de extermínio.
A rainha Ametris, foi uma das esposas do Rei Assuero, devido a sua beleza recebeu o título de Vasti (em hebraico significa “beleza incomum”), segundo a tradição era mulher de má fama por causa de sua crueldade e sensualidade.
Ametris (Vasti) era neta de Nabucodonosor, rei de Babilônia que destruiu o primeiro Templo e exilou os judeus. Herdou de seu avô um profundo ódio pelos judeus.
Conta à tradição que aos sábados (dia sagrado de descanso para os judeus) ela chamava crianças judias e as forçava a executar trabalhos humilhantes, por isso também ela foi punida no sétimo dia do banquete, que era também o sétimo dia da semana, ou seja, o sábado.
Mas, Ametris, ou Vasti não quis servir de brinquedo para Assuero, seu marido, que embriagado queria alardear a beleza de sua esposa, por isso, não compareceu à presença do Rei quando foi solicitada.
Começava então a provisão divina operando para livrar seu povo de ser exterminado.
Ester tornou-se rainha, teve acesso ao Rei, Mordecai ouviu o plano de assassinato do Rei etc., eventos que não podem ser considerados mera coincidências, mas sim um plano orquestrado por Deus pra proteger o seu povo.
Talvez o nome de Deus não seja mencionado no livro para enfatizar o fato de que mesmo quando não vemos os milagres de forma clara, não significa que Deus não seja o autor do milagre.
A presença oculta de Deus não significa que Ele não esteja cuidando do seu povo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário