Louvem o nome do Senhor, pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu. (Salmos 148:13)
Existe um dito popular que diz: “O que temos de mais importante e precioso é o nome”. Nos tempos bíblicos, o nome não era apenas uma identificação pessoal, mas, também representava sua personalidade, algum fato sobre a pessoa, ou seja, o nome explicava muito sobre uma pessoa.
“Meu senhor, não dês atenção àquele homem mau, Nabal. Ele é insensato, conforme o significado do seu nome; e a insensatez o acompanha. Contudo, eu, tua serva, não vi os rapazes que meu senhor enviou.” (1 Samuel 25:25)
Por toda a Bíblia, Deus se revela a nós através de Seus nomes e quando estudamos esses nomes, podemos entender quem Deus realmente é. Os significados revelam a personalidade central e a natureza do nosso criador.
El Shaddai (Senhor Deus Todo Poderoso) – No Antigo Testamento o nome El Shaddai aparece 7 vezes, tendo sido usado pela primeira vez em Gênesis 17:1 – “Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: Eu sou o Deus todo-poderoso*; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.”
El também é um nome traduzido como Deus, e pode ser usado em combinação com outros termos para designar vários aspectos do caráter divino.
Outras palavras muito parecidas com Shaddai e da qual se acredita que é derivada, é Shad, que tem como significado “peito” (Hebraico), outros, porém, creem que o nome é derivado de uma palavra acadiana – Sadu, que significa “montanha”, sugerindo assim “Força e Poder”.
- Outras referências ao nome El Shaddai no Antigo Testamento: Gênesis 28:3; Gênesis 43:14; Gênesis 48:3
El Elion (O Deus Altíssimo) – Ocorre 28 vezes no Antigo Testamento, sendo 19 vezes em Salmos. O nome El Elion foi usado pela primeira vez em Gênesis 14.18 – “Então Melquisedeque, rei de Salém [Jerusalém] e sacerdote do Deus Altíssimo, trouxe pão e vinho.”
Elion significa literalmente “Altíssimo”, a palavra expressa a soberania extrema e majestade de Deus.
- Outras referências do Nome Elyon no Antigo Testamento: Gênesis 14.18; 14:19; 14:22, Salmos 57:2; Salmos 78:35
El Roi (Deus que vê) – Aparece em Gênesis 16:13 – “Então, ela invocou o nome do SENHOR, que lhe falava: Tu és Deus que vê; pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê?”
É o nome atribuído a Deus por Agar, sozinha e desesperada no deserto depois de ter sido expulsa por Sara (Gênesis 16:1-14). Quando Agar encontrou o Anjo do Senhor, ela percebeu que tinha visto o próprio Deus numa teofania. Ela também percebeu que El Roi a viu em sua angústia e testemunhou ser um Deus que vive e vê tudo.
El Gibor – (Deus Poderoso) – Aparece em Isaías 9:6 - o nome que descreve o Messias, Jesus Cristo, nesta porção profética de Isaías. Como um guerreiro forte e poderoso, o Messias, o Deus Forte, vai realizar a destruição dos inimigos de Deus e governar com cetro de ferro (Apocalipse 19:15).
Adonai (Senhor, Mestre) – Aparece 434 vezes no Antigo Testamento, há usos pesados para o nome Adonai no livro de Isaías (Adonai Jeová). Ela ocorre 200 vezes em Ezequiel e aparece 11 vezes em Daniel 9.
Adonai é usado pela primeira vez em Gênesis 15;2 - Mas Abrão perguntou: “Ó Soberano Senhor, que me darás, se continuo sem filhos e o herdeiro do que possuo é Eliézer de Damasco?”
Adonai é o paralelo verbal de “O Senhor é o Senhor”, Adonai é plural, o singular é Adon, em referência a Deus o uso é Adonai (Adon apenas quando se refere a uma pessoa).
Adon é usado 215 vezes para se referir a homens, ocasionalmente na Escritura e predominantemente nos Salmos. Para evitar violar o mandamento “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão” (Êxodo 20:7), às vezes Adonai foi usado como um substituto para “YHWH” – YAHWEH (Senhor).
YHWH (Senhor Deus) – Ocorre 6.519 vezes no Antigo Testamento. Esse nome é usado mais do que qualquer outro nome de Deus, Yahweh é usado pela primeira vez em Gênesis 2:4 – “Esta é a história das origens dos céus e da terra, no tempo em que foram criados: Quando o Senhor Deus fez a terra e os céus.”
YHWH é o nome de Deus, este nome pela tradição judaica é SANTO DEMAIS para ser pronunciado por alguém, a escrita “YHWH” sem vogais é referido como Tetragrama (que significa simplesmente “As quatro letras”).
YHWH vem das letras hebraicas Yud, Hay, Vav, Hay, Deus não se revela como YHWH até em Êxodo 3.
Durante o século III d.C., o povo judeu parou de pronunciar “YHWH” por medo de violar o mandamento “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão” de Êxodo 20.7, como resultado disso, Adonai se tornou um substituto para YHWH. Algumas versões da Bíblia utilizam o nome Jeová para substituir YHWH, com nomes compostos.
Jeová Nissi (O Senhor é a nossa Bandeira) – Ocorre apenas uma vez na Bíblia, em Êxodo 17.15 - “Moisés construiu um altar e chamou-lhe “o Senhor é minha bandeira”.
Nes, a partir do qual Nissi deriva, significa “Banner”, em Êxodo 17.15, Moisés reconhecendo que o Senhor era a Bandeira de Israel que derrotou os amalequitas, construiu um altar e o chamou “Jeová Nissi ( O Senhor é a nossa Bandeira).
Nas batalhas, as nações usavam a sua própria bandeira, em cada uma das respectivas linhas de frente, isso dava aos seus soldados um sentimento de esperança e um ponto para focar, isso é o que Deus significa para nós: Uma Bandeira de encorajamento para nos dar esperança e um ponto para focarmos.
Jeová Raah (O Senhor é o meu Pastor) – Usado no Salmo 23 – “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará”.
Rô’eh é a palavra da qual Raah se deriva, significa “Pastor” em hebraico. Um pastor é aquele que alimenta ou leva seu rebanho para o pasto (Ezequiel 34:11-15). Existe uma tradução estendida dessa palavra que é REA, significando AMIGO ou COMPANHEIRO, indicando a intimidade que Deus deseja entre Ele e o Seu povo. Quando as duas palavras são combinadas – Senhor Raah – pode ser traduzida como “O SENHOR, MEU AMIGO”.
- Outras referências do nome Jeová-Raah no Antigo Testamento: Gênesis 48:15; 49:24; Salmo 23:1; 80:1
Jeová Rafha (O Senhor que Cura)- Aparece em Êxodo 15:26 – “dizendo-lhes: “Se vocês derem atenção ao Senhor, o seu Deus, e fizerem o que ele aprova, se derem ouvidos aos seus mandamentos e obedecerem a todos os seus decretos, não trarei sobre vocês nenhuma das doenças que eu trouxe sobre os egípcios, pois eu sou o Senhor que os cura”.
Rafha (Rafá) significa restaurar, curar ou fazer saudável em hebraico. Quando Jeová e Rafá são combinadas é traduzida como O SENHRO QUE CURA. Jeová é o grande médico que cura as necessidades físicas e emocionais do seu povo.
Outras referências: Jeremias 3:22, Isaías 30.26; 61:1; Salmos 103:3
Jeová shammah (O Senhor está ali) – O uso dessa palavra ocorre apenas uma vez em Ezequiel 48:35 – “A distância total ao redor será de nove quilômetros. E daquele momento em diante, o nome da cidade será: O Senhor ESTÁ AQUI”.
Shammah deriva da palavra hebraica Sham, que é um nome simbólico para Jerusalém e ao Templo, indicando que outrora partida a glória do Senhor (Ezequiel 8-11), agora havia retornado (Ezequiel 44:1-4)
Jeová Tsidkenu (O Senhor é a nossa Justiça) – Aparece duas vezes no Antigo Testamento, tendo sido usada pela primeira vez em Jeremias 23:6 – “Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: SENHOR, Justiça Nossa.”
Tsedek (tseh’-dek) da qual deriva Tsidkenu significa “ser duro”, “estar em linha reta”, “justo” , em hebraico.
Jeová Makadesh (O Senhor que te santifica)- Aparece em Levítico 20:8 - “Guardai os meus estatutos e cumpri-os. Eu sou o SENHOR, que vos santifico.”
A palavra é derivada de Qadash que significa “santificar”, “santo”, ou “dedicar. Santificação é a separação de um objeto ou pessoa para a dedicação do Santo (apartar-se de algo profano para servir ao sagrado).
El Olam (O Eterno Deus) – Usado primeiramente em Gênesis 21:33 – “Plantou Abraão tamargueiras em Berseba e invocou ali o nome do SENHOR, Deus Eterno.”
Olam deriva da raiz ‘IM, que significa ETERNIDADE, significando “Para Sempre”, “Eternidade” ou “Eterno”.
Elohim (Deus) – O nome Elohim ocorre mais de 2000 vezes nas Escrituras, tendo sido usado a primeira vez em Gênesis 1:1 – “No princípio, criou Deus os céus e a terra.”
Elohim significa “Deus criador, Poderoso e Forte” (Gênesis 17:7; Jeremias 31:33) A forma plural de Eloah, na qual é acomodada a doutrina da Trindade. A natureza superlativa do poder de Deus é evidenciada quando Deus (Elohim) fala para o mundo existir.
Jeová Jireh (O Senhor proverá) – Ocorre apenas uma vez em Gênesis 22:14 – “E pôs Abraão por nome àquele lugar - O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.”
Jeová Jireh é o nome dado por Abraão no Moriá a Deus quando Ele proveu o substituto para o sacrifício iminente de seu filho Isaque.
Jeová Shalom (O Senhor é Paz) – O nome ocorre apenas uma vez no livro de Juízes 6:24 – “Então, Gideão edificou ali um altar ao SENHOR e lhe chamou de O SENHOR É Paz. Ainda até ao dia de hoje está o altar em Ofra, que pertence aos abiezritas.”
Shalom é um derivado de Shalem, que significa “completa” ou “som”, é traduzida como “paz” ou “ausência de conflitos”.
Jeová Sabaoth (O Senhor dos Exércitos) – Aparece mais de 285 vezes nas Escrituras, é mais frequentemente usado pelo profeta Jeremias e pelo profeta Isaías.
Sabaoth (S e bâ’ôt) significa “exércitos” ou “anfitriões”, indicando a Soberania universal de Deus sobre todos os exércitos, tanto espiritual quanto terreno. O Senhor dos Exércitos é o Rei de todos os céus e da terra.
“Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória. Quem é esse Rei da Glória? O SENHOR DOS EXÉRCITOS, Ele é o Rei da Glória.” (Salmos 24:9-10).
Outras referências: Salmos 84:3, Isaías 6.5, 1 Samuel 1:11; 17:45, 2 Samuel 6:18; 7;27, 1 Reis 19:14, 2 Reis 3:14 ; 1 Crônicas 11:9; Salmos 24:10; 48:8; 80:4; 80:19; 84:3, Isaías 1:24; 3:15; 5:16; Is 6:5; 9:19; 10:26; 14:22; Jeremias 9:15; 48:1; Oséias 12:5; Amós 3:13; Zacarias 1:3; Malaquias 1 6; Habacuque 2:13.
Fonte: Goquestion, Esboçando ideias e Bíblia comentada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário