domingo, 6 de julho de 2014

Transformando o Nosso Caráter



Nos relatos bíblicos, vemos que cada um dos homens chamados para Sua obra, tinha uma falha de caráter, mas Deus é aquele que transforma vidas, e cada um deles foi restaurado pelo poder de Deus, alguns tiveram inclusive seus nomes mudados, como exemplo cito Jacó que de mentiroso e enganador, teve seu nome mudado para Israel, que tem origem no hebraico Yisrael, a partir da união dos elementos sara que significa “ele luta” e El que quer dizer “Deus” e significa literalmente “ele luta com Deus”. O primeiro elemento está calcado no termo árabe shára que quer dizer “ele estava irado, ele lutou”.

Quando temos um encontro com Deus, acontecem transformações, ninguém que aceite a Jesus pode continuar vivendo da mesma forma que antes, se acontecer, significa que essa pessoa não nasceu de novo.

Para isso não basta apenas querer, mas é preciso determinação, força de vontade e constante vigilância, pois, mudar de hábitos, não é algo tão fácil e não acontece da noite para o dia, mas é um processo de santificação.

Não acontece sem esforço, a luta para mudar os maus hábitos que moldam nosso caráter muitas vezes é algo dolorido, aquele que estava acostumado a não pagar suas contas, por exemplo, terá que esboçar um esforço tremendo para colocar tudo em dia, e não praticar esse ato. “Aquele que roubava, não roube mais..”. (ver Efésios 4).

Mudamos o nosso Caráter quando Mudamos as nossas Atitudes! O Evangelho traz Mudança de vida, comportamento, caráter... Conversão é “mudar de rumo”!

Deus Mudou o Caráter de Vários Líderes, sem Nunca Desistir deles, mas “Os Disciplinou”: Moisés, Jacó, Davi, Pedro, etc.

O que mais derruba líderes de igrejas não é apenas falta de preparo ou conhecimento mas também a falta de caráter...

O caráter é a própria pessoa, sua identidade, sua personalidade, sua maneira de ser e de se dar a conhecer as pessoas. Ele está intimamente ligado com os hábitos de uma pessoa. Na realidade nós somos o que nós fazemos. As pessoas nos conhecem por aquilo que nós fazemos.

“Se vós permanecerdes na minha palavra sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém; como dizes tu: Sereis livres? Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo procurais matar-me, porque a minha palavra não está em vós. Eu falo das coisas que vi junto de meu Pai; vós porém, fazeis o que vistes em vosso pai. Então lhe responderam: Nosso pai é Abraão. Disse-lhes Jesus: Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão. Mas agora procurais matar-me, a mim que vos tenho falado a verdade que ouvi de Deus; assim não procedeu Abraão. Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe eles: Nós não somos bastardos; temos um pai, que é Deus. Replicou-lhes Jesus: Se Deus fosse, de fato, vosso pai, certamente, me havíeis de amar; porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. Qual a razão por que não compreendeis a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra. Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” (João 8.31-44)



Essa Mudança começa com uma Decisão, aí vem uma Ação, da Ação vem uma Prática, da Prática vem o Costume e do Costume vem o Caráter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário