segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Para vencermos batalhas precisamos identificar o inimigo

Muitas vezes, nós perdemos algumas batalhas porque não conseguimos identificar os inimigos contra quem lutamos. Por não identificarmos os inimigos, lutamos de maneira errada e sofremos inúmeras derrotas em nossa caminhada. Não podemos perecer por falta de conhecimento (Oséias 4.6).
Identificando os inimigos:
1 – Oposição do mundo – Somos diariamente afrontados e perseguidos pelas próprias pessoas que convivemos, por causa da nossa fé em Deus. Alguém já riu e zombou de você ao saber que você havia se tornado cristão? Alguém já provocou e agrediu você por que soube que você era crente? Esse é um tipo de oposição que sofremos do mundo! Contudo, ainda que soframos essa oposição somos felizes. (Mateus 5:10 / 1 Pedro 3:13-14). O mundo sempre irá se opor ao cristão, devemos ter consciência disso, o mundo odiou Jesus, nos odiará também.
2 – Oposição da carne - A nossa carne é um dos inimigos mais terríveis contra quem temos que lutar. Quando a Bíblia fala de carne, ela não fala do nosso corpo físico, mas de uma natureza má e corrompida que ainda existe em nossos corações. O apóstolo Pedro escreveu que os desejos carnais GUERREIAM contra nossa alma, nossa natureza pecaminosa monta estratégias para conquistar nosso coração para o mal. “Como você reage quando uma pessoa dá uma fechada no seu carro? Como você reage quando perde o ônibus e chega atrasado ao seu compromisso? Como você tem respondido ao seu cônjuge naqueles momentos difíceis? Como você tem falado com os seus colegas de trabalho ou de escola quando eles zombam da sua fé? A nossa carne se mostra viva e ativa em momentos de “crise”. Se, no meio das crises, nós reagimos com ira, agressividade, gritaria, murmuração, reclamação, discórdia, egoísmo, inveja, embriaguez, impureza, imoralidade sexual e coisas semelhantes a essas, então, é sinal de que a nossa natureza pecaminosa está avançando para reconquistar o nosso coração para o mal.
3 – Oposição do diabo - o Diabo está constantemente com os olhos em nós. Ele nos vigia, buscando uma oportunidade para nos atacar. Em geral, ele nos ataca quando percebe que estamos fragilizados e sufocados por causa de alguma situação difícil. Nos momentos de sofrimento é que o diabo mais ataca, por isso Pedro o compara a um leão, sempre à espreita e sempre atacando o animal mais fraco do rebanho (1 Pedro 5:8-9). Já houve alguma vez em que as pessoas à sua volta começaram a questionar se Deus estava com você? Alguma vez, alguém sugeriu que você abandonasse a sua fé em Deus? Esses são alguns tipos de ataques do diabo, mas, mesmo passando por um período de sofrimento, a Palavra de Deus nos encoraja “O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante um pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces. A ele seja o poder para todo o sempre. Amém” (1 Pedro 5.10-11 - NVI).
Devemos viver sabendo que nossa herança está no céu. Como peregrino, permaneça firme na sua caminhada com Deus. Não abra mão das promessas que Deus tem para você. Ele está fazendo coisas novas em sua vida.
(Um cristão autêntico – Lagoinha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário